CAMPO é um aparato (“app”) social sobreposto à paisagem natural de Sierra Madre.
O paradoxo do turista
O turista anseia por passeios solitários à beira-mar mas partilha esse desejo com uma multidão de outros turistas.
O Turista sonha com o exótico e o desconhecido mas exige conforto.
O Turista quer experienciar uma natureza intacta e selvagem mas a paisagem turística é por definição construída e artificial.
Como desenhar para um paradoxo?
Bem Vindo a CAMPO!
CAMPO é um sistema cartesiano informado que programa e organiza a paisagem natural de Sierra Madre oferecendo aos seus visitantes um vasto leque de experiências.
Uma grelha ortogonal de 200mx200m divide a Sierra Madre em sectores quadrangulares. Cada sector é dedicado a uma actividade. A experiência do turista em CAMPO é organizada de acordo com o nível desejado de interacção social – desde a vida comunal ao isolamento total – e de acordo com o nível de integridade da natureza – desde artificial a selvagem.
Níveis programáticos em CAMPO:
Sectores A – praia existente
Sectores B – vida comunal e actividades para a família
Sectores C – actividades de aventura em grupo
Sectores D – actividades individuais e para adultos
Sectores E – Sectores não programados. Natureza intacta.
B4 Entrada
B5 Edifício Comunal
B6 Caminhada nível 1
C3 Caminhada nível 2
C4 Observação de Aves
C5 Escalada
C6 Trilho Botânico
D3 Zona de Combate
D4 Isolamento individual
D5 Floresta de nudismo
D6 Cruising
D7 Campismo selvagem
C7, D2, E1, E2, E3 Sectores não programados. Natureza Intacta.
A4, A5, A6 Praia
As linhas da grelha são materializadas pela rigorosa – e temporária – supressão da natureza, criando percursos que ligam todos os sectores. Esta infraestrutura minimal é complementada por um sistema de gps que permite ao turista orientar-se. Ainda assim, perder-se também é uma opção.
Tomando como referência a tipologia monástica, o edifício comunal é o coração de CAMPO. Os menos aventureiros raramente se arriscam a sair dos seus limites, passando os dias a confraternizar com outros turistas e a desfrutar do conforto dos equipamentos colectivos.
Reversibilidade
O turismo é uma actividade com um impacto considerável no seu contexto social, físico e natural. Para além de ser construído seguindo os princípios de auto-sustentabilidade, CAMPO adopta ainda outra estratégia: reversibilidade.
Quando não estão a ser utilizados, os percursos serão engolidos pela floresta, sem deixar vestígios da sua anterior existência. O edifício comunal, e outros pequenos edifícios dispersos pelo território, são construídos de acordo com os princípios de economia circular: estruturas metálicas e em madeira, simples e estandardizadas, que podem ser desmontadas e remontadas noutro sítio.
programa: turismo arquitectura: João Fagulha, Raquel Oliveira cliente: Tafer Hotels and Resorts ano: 2017 localização: Puerto Vallarta, México status: concurso