em colaboração com o Atelier dos Remédios
A proposta para a reconstrução da escola de Cascais pretende potenciar a qualidade ambiental do lote existente, com o pinhal a poente, através da criação de um sistema de lugares naturais, semi-naturais e construídos, propícios à aprendizagem, ao crescimento e ao bem estar.
No centro deste sistema – no centro da escola – um bloco paralelepipédico e alongado, formado por um anel de dois pisos pousa sobre os volumes do piso térreo. Este bloco principal concentra o programa mais formal das salas de aulas, organizadas em torno de dois vazios: um pátio exterior que serve de espaço de encontro nos intervalos e momentos de pausa; e o átrio principal – um vazio de pé-direito triplo que concentra e organiza as circulações da escola.
A partir deste bloco principal agregam-se e gravitam, ao nível térreo, as áreas culturais e desportivas da vida escolar: o auditório, a biblioteca e o núcleo desportivo, directamente relacionadas com o volume principal, as áreas de recreio e o espaço público, potenciando a abertura da escola à comunidade.
programa: escola preparatória e secundária arquitectura: João Fagulha, Raquel Oliveira + Francisco Teixeira Bastos e Madalena Cardoso Menezes (Atelier dos Remédios) arquitectura paisagista: Oficina dos Jardins – Inês Ferrão e Sónia Caldeira estabilidade: PRPC engenheiros – João Paulo Cardoso especialidades: OHM Sor – Luís Mira imagens 3D: Studio Nascente cliente: Município de Cascais área: 12.900 m2 localização: Cascais, Portugal ano: 2019 fase: concurso 6ºlugar