O novo Edifício Municipal de Habitação ocupa uma posição privilegiada no território de Cascais. Na fronteira entre a área urbana e o espaço agrícola, o edifício disfruta e responde a estas duas condições. Ocupando o último lote residencial por edificar, o edifício completa esse conjunto urbano ao mesmo tempo que se assume como um objecto singular na paisagem, abrindo novas possibilidades de relação – física e visual – entre o espaço urbano e o espaço natural.
A forma quadrada do novo edifício gera no seu interior um pátio de uso público. Este pátio prolonga o espaço verde existente para o interior do novo quarteirão e assegura a continuidade da rede de percursos pedonais existentes.
Os apartamentos e a residência de estudantes organizam-se em torno deste espaço comum, formalizando através de uma geometria simples uma ideia de habitar em colectivo.
A estrutura regular do edifício não é sinónimo de monotonia: a volumetria escalonada e os diferentes tipos de acesso aos apartamentos geram uma grande variedade tipológica, dando uma resposta inclusiva à diversidade de estilos de vida que caracterizam a sociedade actual.
programa: habitação colectiva e residência de estudantes arquitectura: João Fagulha, Raquel Oliveira arquitectura paisagista: Oficina dos Jardins – Inês Ferrão e Sónia Caldeira especialidades: Quadrante imagens 3D: Panoptikon cliente: Município de Cascais área: 10.558 m2 localização: Carcavelos, Portugal ano: 2019 fase: concurso