em colaboração com Beth Hughes
À medida que a colecção do museu cresce, torna-se evidente a desadequação funcional da mansão existente. De que forma pode o museu tirar o máximo partido da sua localização idílica, sem ficar subordinado à tão necessária nova ampliação?
De forma a proteger esta localização privilegiada e criar uma instituição realmente integrada, propõe-se um novo híbrido: mais do que um anexo independente, a extensão do museu desenvolve-se a partir da mansão existente. A simbiose entre mansão e novo programa oferece uma solução compacta, um museu flexível, capaz de transformar-se e adequar-se a diferentes tipos de exposição e instalações, uma oficina para a arte moderna.
O espírito do edifício existente é fortalecido: o novo museu Gosta Serlachius concentra cultura e arte, respeitando o seu entorno natural singular.
programa: ampliação de museu arquitectura: João Fagulha, João Ruivo, Raquel Oliveira, Beth Hughes, Tudor Vasiliu imagens 3d: Panoptikon cliente: Serlachius Museum Gosta área: 4.700m2 ano: 2011 localização: Pirkanmaa, Finlândia fase: Concurso