em colaboração com Beth Hughes e Raúl Moura
O bairro residencial de Ellebo, nos arredores de Copenhaga, é um manifesto construído do ideal moderno: edifícios com serviços partilhados em torno de uma área exterior comum. O bairro foi sujeito a uma primeira reabilitação nos anos 90: a área útil dos apartamentos foi aumentada através do encerramento das varandas o que fragilizou a relação entre o interior e o exterior. A futura reabilitação é uma oportunidade para reintroduzir esta relação e afirmar o colectivo e o usufruto do exterior como qualidades fundamentais do lugar.
A estratégia de intervenção baseia-se em três princípios:
1. Comunidade
A ocupação do espaço verde central com programas de uso colectivo – campos desportivos, parques infantis, zonas de estar, hortas comunitárias, e outros serviços – tornará este espaço, outrora vazio, num espaço de reunião e palco das actividades da comunidade de Ellebo.
2. Extensão
Como melhorar a qualidade espacial dos apartamentos existentes sem alterar a sua disposição interior? A cada apartamento é acrescentada uma varanda generosa, protegida dos elementos por uma fachada de vidro, permitindo a sua utilização durante grande parte do ano. Esta sala de estar semi-exterior prolonga o domínio interior para o exterior, e transforma o átrio partilhado num espaço de possível comunhão, animado pela vida doméstica de cada vizinho.
Durante os meses de Inverno, este átrio comunal funciona como um espaço de transição térmica relativamente ao frio exterior, reduzindo significativamente as necessidades energéticas no interior do apartamento. No Verão, é possível abrir as janelas de correr dispostas em frente às varandas, o que permite a ventilação do espaço e uma relação directa com o exterior.
3. Densidade
O novo piso de apartamentos na cobertura liberta o jardim da pressão de nova construção. Os apartamentos são de construção pré-fabricada em painéis de madeira maciça estrutural. O interior é organizado em torno de um pátio convertível e pode ser transformado através de um painel móvel que atravessa o apartamento, aumentando as possibilidades tipológicas de cada habitação.
programa: renovação de conjunto habitacional arquitectura: João Fagulha, João Ruivo, Raquel Oliveira, Beth Hughes, Raúl Moura especialidades: Quadrante Engenharia consultor sustentabilidade: TU+A – Raul Moura acústica: Amplitude Acoustics – Rui Ribeiro custo ciclo de vida e estimativa de custos: Inani, Chartered Surveyors – Neil Oliver imagens 3d: Panoptikon cliente: Nordic Innovation área: 25.746 m2 estimativa: 16.000.000€ ano: 2013 localização: Ellebo, Dinamarca fase: concurso, finalista